Preciso fazer um Inventário: por onde começar?
Se você chegou nesse texto e está completamente perdido sobre como fazer o inventário dos bens que o seu familiar deixou, tenho certeza que aqui você vai encontrar uma direção. É exatamente para você que esse texto foi criado.
Ao ler o título até pode se pensar que se trata de um conteúdo básico mas já dizia o ditado: o óbvio precisa ser dito. É exatamente pelo básico que vamos começar. A intenção é que você entenda os primeiros passos que precisa dar para que o inventário comece e eu sei que muitas dúvidas estão te incomodando.
Você precisa fazer um inventário pois o familiar que faleceu adquiriu patrimônio em vida, ou seja, ele tinha carro, casa ou dinheiro na poupança e agora precisa regularizar esses bens através do inventário. Até aqui tudo certo, a dúvida se precisa ou não fazer o procedimento você já não tem.
Aqui estão 2 dicas fundamentais para que você se organize para poder iniciar o Inventário:
- Reúna todos os documentos pessoais do falecido: é muito importante que você tenha em mãos todos os documentos do falecido: RG, CPF, CNH, Certidão de nascimento ou casamento e Certidão de óbito;
- Busque todos os documentos dos bens que o falecido tinha: se ele tinha uma casa/apartamento, você precisa ter a matrícula deste imóvel; Se ele tinha um carro, é necessário ter o documento de propriedade do veículo e; se ele tinha dinheiro na poupança, é necessário ter um extrato atualizado da conta.
Com essa documentação você já consegue dar os primeiros passos para fazer o inventário. Será através das informações obtidas com estes documentos que será possível verificar se está tudo certo com o CPF do falecido, se ele possuía alguma dívida de impostos, se os bens que ele deixou estão livres de qualquer dívida ou se precisam de alguma regularização antes do procedimento.
Como você já deve saber, para o procedimento de inventário você deve contratar uma advogada(o) pois é um procedimento que não se pode fazer sozinho, mesmo que seja feito em cartório.
Então, após reunir estes documentos, você deve agendar uma consulta com um profissional de sua confiança para que ele passe todas as orientações adequadas para o seu caso e vocês possam iniciar os trabalhos o mais breve possível para que esse inventário aconteça.
Agora que você já sabe quais os primeiros passos para iniciar o inventário para receber a sua herança, não deixe de mandar um e-mail caso tenha ficado alguma dúvida sobre este tema: michele@micheleperes.com.br.